24
Mar 09

 

É com o lema 'Vamos mudar o rumo do Ensino em Portugal' que os Estudantes Social-Democratas da Madeira estão a comemorar o Dia do Estudante. Hoje apresentaram, também, um conjunto de propostas que visam a melhoria do Ensino Secundário e Superior.
 
Ensino Secundário
  • É preciso combater o facilitismo. NÃO à passagem de ano sem esforço e os necessários conhecimentos! SIM ao teu reconhecimento por mérito!
  • Estágios curriculares no Secundário: ‘À Descoberta de uma Profissão’;
  • Assistentes Sociais ou Técnicos de Acção Social nas Escolas, com a missão de intervir ao nível da avaliação social familiar, resolução de Conflitos e combate ao bullying e à indisciplina;
  • Introdução de conceitos de Educação Financeira e Empreendedorismo, nos planos curriculares de modo incutir o espírito de iniciativa e noções básicas aos jovens de como gerir o seu dinheiro/mesada, incentivando à poupança
Ao nível das conquistas no Ensino Secundário, de notar os programas já implementados – Mais Segurança, Melhor Escola e a Educação para a Sexualidade e Afectos (ESA) – e os que em breve entrarão em vigor, tais como, o Concurso de Autonomia  e o E-learning/Apoio Escolar online.
 
 
Ensino Superior
É preciso combater o abandono do Ensino Superior através do aumento das bolsas de estudo para estudantes universitários e do pagamento das propinas através de modalidades de prestações mais distribuídas ao longo do ano.
 
E para UMa mais credível e justa….
  • Adaptação dos cursos e planos de estudo adequados às reais necessidades do mercado regional;
  • Reforço de protocolos de cooperação com o meio empresarial regional através de estágios para os jovens que terminam a sua formação académica, contribuindo para uma melhor integração no mercado de trabalho;
  • Afirmação da UMa como pólo de excelência no contexto nacional e internacional;
  • Implementação de duas possibilidades de avaliação: "Avaliação contínua" e "Avaliação final" (equivalente a 100% da nota final) acessíveis a todos os estudantes;
  • Criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno, como um recurso a ser desenvolvido, exercendo assim, a sua intervenção ao nível de domínios académico, pessoal/social e vocacional;
  • Concentração dos serviços académicos no Campus da Penteada.
Os ESD e a JSD a pensar em ti!
publicado por JSDMADEIRA às 16:08

2 comentários:
EXCELENTE. Chegando ao vosso site deparamo-me com tudo o que têm vindo a fazer, e fico surpreendido, porque não tinha noção nenhuma que têm trabalhado com afinco. Parabéns Vânia quer pelo trabalho desenvolvido quer pelas ideias e quer pelo profissionalismo que demonstras.
Estas novas formas de comunicação estão magnificas, nunca antes tinha visto um site e um blog muito bem feitos e super profissionais. Acho que têm que promover mais quer o site quer o blog, pois um cibernauta ao entrar fica logo a saber o que se tem feito. Fique Surpreendido:)
Marco a 28 de Março de 2009 às 08:25

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
14

15
18
19
21

22
26
27
28

29
30


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.