12
Mar 09
A lei do recenseamento eleitoral automático está em vigor desde 26 de Outubro de 2008, pelo que os cidadãos já não necessitam de se dirigir aos serviços para se registarem como eleitores, nem é feita a emissão do respectivo Cartão de Eleitor.
 
Tendo em vista o esclarecimento dos cidadãos eleitores, a Direcção Geral de Administração Interna fez publicar um anúncio na imprensa em que informa que:
  • "Os cidadãos portadores de Cartão de Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão"
  • "Os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade válido e que nunca se tinham inscrito no recenseamento eleitoral foram automaticamente inscritos na freguesia de residência indicada no Bilhete de Identidade".
Os jovens de 17 anos ficam igualmente inscritos e podem votar se, à data do acto eleitoral, já tiverem 18 anos.
 
No entanto, é importante que para os próximos actos, o cidadão que pretenda votar deverá consultar o número de inscrição no recenseamento. Para isso, o eleitor deverá consultar a página
www.recenseamento.mai.gov.pt , enviar um SMS para o número 3838 ou dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área de residência.
 
A JSD Madeira concorda com estas medidas de simplificação, desde que acompanhadas pela devida informação e divulgação da mesma. No entanto, esperamos também, que o Governo da República concretize a implementação do voto electrónico garantindo a todos os eleitores uma maior facilidade no exercício do seu direito de voto, caso se encontrem fora do seu local de residência à data das eleições.
publicado por JSDMADEIRA às 10:02

comentário:
Boas tardes, queria só deixar um conselho a todos. Para quem não tem acesso a internet, ou não saiba como procurar o seu nº de eleitor, ou não queira enviar SMS , e pretenda ser informado indo a Junta de freguesia da sua residência, convém fazê-lo com alguma antecedência, pois já prevejo que no dia dos actos eleitorais, Portugal inteiro estará a aceder ao site do recenseamento, tornando-o talvez um pouco lento (mais do que já está). E a fim de facilitar o nosso trabalho na Junta, e não ficarem muito tempo a espera nesses dias por essa mesma informação, façam-no com tempo. A afluência de idas as Juntas nesses dias será muito maior do que em eleições anteriores pelo facto de muita gente não possuir cartão de eleitor (como já acontecia antes, por quem o esquecia em casa ou tinha perdido) e de agora muitos ficarem inscritos automaticamente e mesmo sabendo o seu nº de eleitor, nas freguesias com vários postos de voto, não saberem a qual se dirigir, e irem também a Junta se informarem.
Letícia Rodrigues, Caniço.
Letícia Rodrigues a 19 de Março de 2009 às 20:06

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
14

15
18
19
21

22
26
27
28

29
30


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.