27
Ago 10

 

 

Foi hoje aprovada em Conselho de Ministros uma proposta sobre uma temática que a JSD/Madeira vem consecutivamente defendendo e apresentado propostas, nomeadamente a uniformização do exercício do Voto Antecipado a todos os actos eleitorais nacionais.


A JSD/Madeira mostra-se satisfeita por esta, que tem sido uma “bandeira” ao longo dos anos, ter sido aprovada em Conselho de Ministros, permitindo deste modo, que os Estudantes Madeirenses deslocados possam exercer o seu direito cívico e de participação democrática, em todos os actos eleitorais nacionais, embora não se tenha tido em conta a nossa proposta sobre o Voto Electrónico, que minimizava a burocracia, já que o prazo para o exercício do direito de voto faz com que muitos dos votos não cheguem a ser contabilizados.


Já em Junho de 2007 a JSD/Madeira apresentou na Assembleia Legislativa Regional uma proposta com vista à implementação do Voto Electrónico, e em Julho de 2008 a Assembleia da República apreciou um “Projecto de Proposta de Lei aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional que visa garantir o voto electrónico nas eleições legislativas regionais às pessoas deslocadas do arquipélago”.


Importa recordar que o exercício do Voto Antecipado está previsto na Lei Eleitoral desde 2005, e só após 5 anos e o chumbo das propostas da JSD/Madeira sobre o seu alargamento e desburocratização, o Governo reconheceu a importância deste mecanismo e da necessidade da sua uniformização, através da apresentação de uma simples “declaração de honra”.


A JSD Madeira tem constatado que a forma como se tem processado o Voto Antecipado é ineficaz, dado os prazos apertados e processos burocráticos envolvidos que são desencorajadores para os estudantes.


Entendemos que a mecanismo mais ágil é o Voto Electrónico, o qual continuaremos a reivindicar a sua aplicação.

 

 

Para mais informações:

Link: Proposta do Conselho de Ministros

Link: Diário de Notícias

Link: Diário de Notícias 2009

publicado por JSDMADEIRA às 18:28

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
26
28

29
30
31


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.
subscrever feeds