29
Jun 10

 

 

A JSD Madeira apresentou hoje o seu projecto de Decreto Legislativo Regional, que adapta à Região Autónoma da Madeira o regime jurídico dos Conselhos Municipais de Juventude (CMJ).

 

Após a adopção nacional, a “jota” anuncia a iniciativa que adapta este regime à realidade regional. O objectivo não é retirar poderes aos CMJ, mas sim adequá-los ao seu propósito de proporcionar um espaço de participação cívica e política local. O que é pretendido é uma complementaridade com o município e não um entrave ao normal funcionamento dos processos municipais.

 

O Decreto Legislativo Regional apresentado, pretende clarificar e distinguir as atribuições e competências das Autarquias locais em matéria de juventude, criando um órgão de competência consultiva e de reflexão através da participação democrática dos CMJ.

As adaptações propostas pela JSD Madeira à legislação nacional centram-se no registo regional de associativismo juvenil, pareceres facultativos sobre políticas de juventude, introdução da convocatória de um Conselho Municipal temático e a garantia do apoio logístico e administrativo dos CMJ por parte das Câmaras Municipais tendo em conta a sua autonomia administrativa e económica.

 A discussão do decreto em Assembleia Legislativa está agendada para esta semana, esperando a JSD Madeira uma convergência partidária em torno desta legislação.

 

publicado por JSDMADEIRA às 14:25

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
23
24
25
26

27
28


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.