O Programa de Arrendamento Jovem “Porta 65”, que desde 28 de Janeiro de 2010, conta com novas regras de candidatura http://www.governo.gov.pt/pt/GC18/Governo/ConselhoMinistros/ComunicadosCM/Pages/20100128.aspx, tem as suas “portas fechadas”, para novas candidaturas, que supostamente teriam de decorrer no mês de Abril.
Segundo a Portaria 1515-A/2007, no seu artigo 17.º, as candidaturas iniciam-se durante quinze dias, nos meses de Abril, Setembro e Dezembro. Chegados à primeira dezena de Maio, milhares de potenciais jovens arrendatários, ainda não puderam formular a sua candidatura, que já deveria ter de ocorrido em Abril passado.
Impossibilitadas estão igualmente as renovações das candidaturas de Abril de 2009, que enquanto o Governo não abrir a nova fase de candidaturas, elas não se formalizam.
Recorde-se que a Habitação Jovem, tem sido uma das áreas em que é possível denotar o desinvestimento do Governo na Juventude e as consequentes reduções nos orçamentos e programas de apoio. Se em 2007, gastou-se 65 milhões de Euros, em 2009 a Secretaria de Estado do Ordenamento e do Território gastou 16,5 milhões de Euros, o que traduz uma redução de 70% por parte do Governo na Habitação!!!