02
Fev 10

A JSD Madeira reuniu-se esta segunda-feira com o Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Dr. Francisco Jardim Ramos, com o intuito de efectuar um acompanhamento do programa de Governo das áreas sociais direccionado do para os jovens, uma vez que muitas das medidas contempladas no PG 2007-2011, foram acolhidas pela SRAS por parte da JSD Madeira, no que se refere às políticas de juventude na área da saúde e acção social.

 

Sempre procuramos na nossa actividade política manifestar preocupação com a saúde e bem-estar da população, particularmente dos mais jovens, sensibilizando para a adopção de estilos de vida saudável, com vista à melhorar da situação alimentar das crianças e jovens de modo a prevenir a obesidade infantil, prevenir distúrbios alimentares, bem como de probabilidade de doenças cardiovasculares que estão a afectar pessoas cada vez mais novas em consequência, muito dos seus hábitos alimentares.

 

Existindo actualmente na RAM os buffets saudáveis nas cantinas escolares (SREC), os manuais de educação alimentar (SRAS) é com agrado que destacamos uma proposta da JSD apresentada o ano passado, e acolhida pela SRAS e que irá avançar: criação nos Estabelecimentos de Restauração da RAM, as refeições “amigas da saúde”, neste momento a ser trabalhada pelo Instituto da Administração da Saúde e Assuntos Sociais IPRAM.

 

Esta proposta é uma oportunidade para os doentes e para todos os consumidores que queiram evitar as doenças cardiovasculares; através da garantia de refeições equilibradas, permitindo fazer uma alimentação mais saudável e permite diminuir os encargos com a saúde.

 

Uma outra proposta da JSD irá avançar, relativamente ao Tabaco, nomeadamente a descentralização da consulta de cessação tabágica nos vários centros de saúde concelhios, através do Médico de Família, tendo deixado o senhor Secretário Regional a garantia de que avançará para breve no Concelho de Câmara de Lobos. Bem como as consultas do Planeamento Familiar, do adolescente, uma medida da JSD Madeira e hoje com agrado temos assistido à sua descentralização na Madeira.

 

Foram ainda abordadas outras temáticas como prevenção no consumo de álcool, tabaco e outras drogas, permanente preocupação da JSD. O apoio aos jovens adolescentes, com a criação do «lar para jovens mães», o rastreio do cancro do cólon do útero e a sua vacinação. Aproveitando a ocasião para falar na importância de medidas eficazes para as crianças e jovens institucionalizados, na protecção das crianças e jovens da RAM através de um trabalho e acompanhamento das equipas de rua , uma outras das propostas da JSD e que a SRAS avançou, através das 3 equipas de rua, em Câmara de Lobos, São Martinho e Nogueira/Camacha.


A JSD Madeira continuará atenta à política social desenvolvida na Região e procurará sempre dar o seu contributo com ideias, projectos e medidas para o garante e promoção do bem-estar, particularmente de toda a juventude madeirense.

publicado por JSDMADEIRA às 11:51

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
24
25
26
27

28


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.
subscrever feeds