11
Dez 09
 
A JSD/Madeira e os Estudantes Social-Democratas da Madeira realizaram hoje, Sexta-feira, uma conferência de imprensa sobre o atraso das Bolsas de Estudo no Ensino Superior que têm afectado os alunos do Ensino Superior e em especial da Universidade da Madeira.
 
A mudança do sistema de candidatura e análise das Bolsas de Estudo para uma plataforma centralizada da responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da Direcção Geral do Ensino Superior, tem provocado sucessivos atrasos na divulgação e apreciação dos processos.

Passados que estão três meses após o início das aulas muitos estudantes aguardam pelo despacho do processo de candidatura à bolsa de estudo. Este atraso ocorre precisamente num período em que os alunos têm maiores necessidade em investir nos livros, material escolar, entre outros custos indispensáveis à frequência universitária. Tudo isto ajudado pela conjuntura conturbada de dificuldades, que atravessamos e que dificultam ainda mais a situação económica dos estudantes.

É inaceitável que por razões económicas um estudante seja afastado do ensino superior.
E já que falamos em apoios de acção social, não podemos deixar de lembrar que o Governo da República na anterior legislatura traçou como bandeira e prioridade o reforço da acção social escolar. No entanto, recentemente fora divulgado a público que o Sr. Ministro Mário Lino retirou 180 milhões de euros à acção social escolar para pagar os custos inerentes ao programa e-escolas.

 Este acto é inadmissível e deve ser repugnado por todos os estudantes do ensino superior. A acção social ajudou a pagar o Plano Tecnológico, e este pouco mais serviu do que instrumento de marketing político.
Dados disponibilizados no passado dia 7 de Dezembro de 2009, no site dos SASUMa, indicam que dos 1387 candidatos aos apoios, somente 110 tinham o seu processo diferido (apenas 7%), sendo de 63% os casos em que o processo ainda estava em análise e 17% em reanálise. Apenas 4,5% estavam pendentes por falta de dados.
Toda esta desagradável situação deve ser resolvida urgentemente, e por isso os Estudantes Social-Democratas do Ensino Superior não podem ficar indiferentes. A JSD Madeira continuará atenta e não deixaremos de defender as nossas ideias e propostas em nome dos estudantes e dos seus direitos.
 
 
 
 

 

publicado por JSDMADEIRA às 14:43

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.
subscrever feeds