11
Dez 09
 
A JSD/Madeira e os Estudantes Social-Democratas da Madeira realizaram hoje, Sexta-feira, uma conferência de imprensa sobre o atraso das Bolsas de Estudo no Ensino Superior que têm afectado os alunos do Ensino Superior e em especial da Universidade da Madeira.
 
A mudança do sistema de candidatura e análise das Bolsas de Estudo para uma plataforma centralizada da responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da Direcção Geral do Ensino Superior, tem provocado sucessivos atrasos na divulgação e apreciação dos processos.

Passados que estão três meses após o início das aulas muitos estudantes aguardam pelo despacho do processo de candidatura à bolsa de estudo. Este atraso ocorre precisamente num período em que os alunos têm maiores necessidade em investir nos livros, material escolar, entre outros custos indispensáveis à frequência universitária. Tudo isto ajudado pela conjuntura conturbada de dificuldades, que atravessamos e que dificultam ainda mais a situação económica dos estudantes.

É inaceitável que por razões económicas um estudante seja afastado do ensino superior.
E já que falamos em apoios de acção social, não podemos deixar de lembrar que o Governo da República na anterior legislatura traçou como bandeira e prioridade o reforço da acção social escolar. No entanto, recentemente fora divulgado a público que o Sr. Ministro Mário Lino retirou 180 milhões de euros à acção social escolar para pagar os custos inerentes ao programa e-escolas.

 Este acto é inadmissível e deve ser repugnado por todos os estudantes do ensino superior. A acção social ajudou a pagar o Plano Tecnológico, e este pouco mais serviu do que instrumento de marketing político.
Dados disponibilizados no passado dia 7 de Dezembro de 2009, no site dos SASUMa, indicam que dos 1387 candidatos aos apoios, somente 110 tinham o seu processo diferido (apenas 7%), sendo de 63% os casos em que o processo ainda estava em análise e 17% em reanálise. Apenas 4,5% estavam pendentes por falta de dados.
Toda esta desagradável situação deve ser resolvida urgentemente, e por isso os Estudantes Social-Democratas do Ensino Superior não podem ficar indiferentes. A JSD Madeira continuará atenta e não deixaremos de defender as nossas ideias e propostas em nome dos estudantes e dos seus direitos.
 
 
 
 

 

publicado por JSDMADEIRA às 14:43

comentário:
:-)
PAULA A. a 19 de Dezembro de 2009 às 17:56

Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.