18
Nov 09

É considerável o aumento do desemprego em Portugal no último trimestre, subindo 7,9% face ao anterior período, passando dos anteriores 9,1% para 9,8%, segundo o Instituto Nacional de Estatística, totalizando 547,7 mil Portugueses desempregados!
 
O desemprego qualificado também subiu para 64,3 mil Portugueses neste igual período, subindo neste caso mais 27% que o trimestre anterior, traduzindo-se em mais 13,9 mil Portugueses Licenciados Desempregados.
 
No meio deste cenário negro, é de realçar que na Região Autónoma da Madeira a taxa de desemprego verificou uma descida dos 8,1% para os 7,9%, contrariando a tendência de subida que se verificou na maior parte das regiões de Portugal Continental.
 
O governo Socialista persiste em usar o habitual discurso de vitimação e de um lavar de mãos, declarando como único e principal culpado a ainda sentida crise internacional, em consequência do suprime Americano, oferecendo como solução «o empenho do Governo em mudar esta realidade e antecipou que a recuperação no emprego vai começar em 2010».
 
Três leituras podem ser feitas destes resultados: o desinvestimento e a natural falta de soluções alternativas ao desemprego, o ciclo de quatro anos de Governo Socialista sem retorno e sem se fazerem sentir efeitos positivos nos sectores mais problemáticos, bem como a maior oferta do que procura em termos laborais, mais notório no sector qualificado.
 
Facto é que Portugal esta perto de atingir o limite histórico dos 10% na taxa de desemprego, perante um Governo que tem como solução imediata a promessa de empenho …. !
 
Empenho foi o que todos os Portugueses fizerem nos últimos quatros anos, para sobreviver aos sucessivos apertos e cortes do anterior executivo, para culminar num agravamento negativo da situação económica do Pais.
 
Perderam-se 178 mil postos de trabalho desde Janeiro de 2009!
publicado por JSDMADEIRA às 15:35

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
16
19
20
21

22
23
24
25
27

29
30


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.