12
Ago 09

 

Hoje, Dia Internacional da Juventude, no âmbito do encerramento da acção do Roteiro Jovem, a JSD como estrutura política de juventude que sempre pautou a sua acção pela política de proximidade e de interesse pelos problemas e inquietações dos jovens, não poderia deixar de sublinhar publicamente a sua preocupação pelos destinos das políticas de juventude e do verdadeiro estado da juventude em Portugal.
 
Hoje, não existe política de juventude em Portugal, pois os jovens e as políticas de juventude passaram 4 anos relegados para segundo plano pelo Governo da República por mãos do Partido Socialista. Uma situação inaceitável, especialmente num dos momentos mais difíceis e de maior necessidade das novas gerações após a instauração da Democracia do nosso País.
 
Não podemos admitir que os problemas que afectam hoje directamente os jovens continuem a ser secundarizados.
- Hoje, mais do que nunca, os jovens enfrentam o desespero do desemprego para o qual o Governo apregoa medidas infelizmente de efeitos nulos.
- Na actual conjuntura os jovens adiaram a sua autonomia, especialmente na ausência de incentivos à habitação, quer na modalidade de arrendamento ou mesmo de habitação própria.
- Os problemas sociais e as desigualdades agudizaram-se fruto da ausência de uma política que premeie a justiça social e que possa desviar os jovens de outros caminhos.
 
Neste dia da Juventude, a JSD/Madeira não pode deixar de denunciar o facto de os jovens madeirenses continuarem a ser tratados como portugueses de segunda e dizer que se acabe de uma vez por todas com o silêncio em áreas vitais do desenvolvimento e da qualidade de vida da nova geração jovem:
- Urge Resposta para os preços Exorbitantes dos transportes aéreos para os estudantes deslocados;
- Urge Resposta para um sistema educativo regional mais próximo e adequado à realidade regional;
- Urge resposta para o ensino de qualidade e para a preparação de quadros em função do mercado de trabalho;
- Urgem respostas sérias para reverter o crescente número de desempregados jovens;
- Urgem medidas para uma maior participação e democracia igualitária para todos, porque ainda vivemos num País que hoje nega o exercício do voto a alguns cidadãos, nomeadamente aos jovens das Regiões Autónomas que por motivo de estudos não se encontram na Região.
 
Por tudo isto, neste dia Dia Internacional da Juventude, a JSD apelou  a que a Juventude não se conforme e procure demonstrar o seu desagrado, deixando bem claro aos políticos e governantes em Portugal que queremos um Governo activo, com estratégia, com políticas para a juventude.
 
É preciso uma nova atitude que permita mudar o País, e essa mudança passa pela JUVENTUDE
publicado por JSDMADEIRA às 12:06

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
14
15

16
17
18
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.
subscrever feeds