11
Ago 09

 

O penúltimo dia do Roteiro Jovem da JSD Madeira foi dedicado à Educação, mais precisamente ao Ensino Superior.
 
A JSD Madeira e o Núcleo de Estudantes Social-Democratas de Lisboa (NESD) estiveram reunidos com responsáveis do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES).
 
Junto do GAES, a JSD Madeira procurou saber como decorreram as candidaturas dos estudantes madeirenses ao Ensino Superior, quais as principais dificuldades com que ainda se deparam quando se candidatam e que ajudas procuram junto do Gabinete.
 
A JSD e o NESD Lisboa aproveitaram esta reunião para apresentar algumas preocupações e problemas que ainda se deparam os estudantes madeirenses que escolhem sair da Região, para tirar a sua formação, por opção ou por não existir na Região a área vocacional. Manifestaram, ainda, algumas das inquietações e propostas fundamentais para a melhoria do ensino e da situação dos estudantes madeirenses deslocados.
 
Neste sentido, o NESD Lisboa, atento à situação dos nossos estudantes, apresentou o ‘‘Dossier dos Estudantes de Lisboa’. Este dossier foi um trabalho realizado por este núcleo e pretende sistematizar um conjunto de problemas que enfrentam os estudantes Madeirenses do Ensino Superior.
 
De algumas das matérias abordadas no dossier, aproveitou-se a reunião de hoje para falar mais precisamente nos seguintes temas: Acção social; Atribuição das bolsas; Residências; Casas da Madeira; Transportes Aéreo e Marítimo; Empreendedorismo.
 
Este é um trabalho que o NESD Lisboa pretende, conjuntamente com a estrutura da JSD Madeira, ir aprofundando e melhorando o dossier, assim como, lançar um inquérito online aos estudantes. O objectivo é ter um levantamento rigoroso e acompanhamento das necessidades, expectativas e sobretudo apresentar soluções.
 
JSD Madeira - a dar voz a todos os estudantes madeirenses!
publicado por JSDMADEIRA às 20:30

Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
14
15

16
17
18
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.