24
Abr 09

 

Ao cumprir um ano desde a entrada em vigor da liberalização da rota aérea entre o Continente e a Região Autónoma da Madeira, a JSD/Madeira vem mais uma vez pronunciar-se sobre as implicações deste processo e apresentar propostas para salvaguardar os direitos dos estudantes madeirenses deslocados em Portugal Continental.

O regime da liberalização veio proporcionar preços variáveis nas tarifas, mas também sabemos que para usufruir dos preços mais competitivos o seu beneficiário tem que adquirir o seu título de transporte antecipadamente para que não veja agravado o preço final da sua deslocação aérea.

No caso dos estudantes a marcação de viagens com antecedência é uma miragem, na medida em que os calendários de exames são incertos e no caso dos alunos que ingressam no primeiro ano para a Universidade têm de agendar as suas viagens logo após à publicação dos resultados.

Urge implementar medidas que prevejam a discriminação positiva nas tarifas dos estudantes deslocados. Neste sentido, a JSD Madeira propõe a alteração do actual modelo de subsídio de mobilidade nos seguintes moldes:

• Alteração do regime de atribuição do actual subsídio social (reembolso dos 60 euros) a ser feita através de valor percentual do custo total do bilhete: 50% para residente acrescendo uma majoração de 15% para os passageiros estudantes.
• O passageiro estudante só pode usufruir do acréscimo da majoração de 15% em quatro viagens de ida e volta por ano lectivo.
• O passageiro estudante terá que exibir um documento emitido e autenticado pelo estabelecimento de ensino que comprove estar devidamente matriculado.
• O pagamento do subsídio deverá ser prestado pelos CTT mas também pelas instituições de crédito que aceitem prestá-lo.
 
A JSD não baixa os braços e, de uma vez por todas, espera que o Governo da República possa perceber a importância que a renegociação do subsídio de mobilidade tem para os estudantes deslocados no continente e suas famílias, especialmente em tempo de recessão económica.
publicado por JSDMADEIRA às 17:44

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
25

26
27
29
30


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.
subscrever feeds