22
Dez 10

 

 

 

A JSD Madeira em conjunto com o Núcleo de Estudantes Social-Democratas realizou hoje uma conferência de imprensa para fazer um balanço das propostas apresentadas para responder às inquietações e preocupações dos estudantes que frequentam o Ensino Superior.

 

O corte dos apoios sociais, consagrado no último Orçamento de Estado, é uma situação que muito tem preocupado os estudantes e as suas famílias. Prevêem-se grandes dificuldades para as famílias mais carenciadas que ficarão impossibilitadas de custear a frequência no Ensino Superior de muitos alunos.

 

Para colmatar esta situação, a JSD Madeira em conjunto com os NESD Lisboa congratulam-se pelo projecto de lei apresentado na Assembleia da Republica, que consagrava a retirada das bolsas de estudo da contabilização dos rendimentos familiares para acesso a apoio social, proposta aprovada, na generalidade, pelo PSD, pelos deputados da JSD e de toda a oposição com o voto contra do PS.

 

Por sua vez, os transportes aéreos continuam a fazer parte das preocupações da JSD Madeira, dado que existem mais de 7000 estudantes madeirenses deslocados. O facto de os encargos suportados pelos estudantes serem avultados, levou a que a JSD Madeira propusesse um subsidio de mobilidades transportes aéreos. A resolução deste problema exige vontade politica, quer do Governo Regional quer da maioria na Assembleia da Republica, que até agora não se mostraram abertos a solucionar este problema.

 

Aproveitando o final de mais um ano, o NESD Lisboa apresentou o seu balanço de actividades. Destacam-se as cartas enviadas aos Deputados à Assembleia da República a propósito dos subsídios de mobilidade e a proposta aprovada na Assembleia da República referente à transmissão da RTP-Madeira na televisão por cabo.

 

A JSD Madeira e os NESD Lisboa, como estrutura de proximidade dos estudantes, continuarão atentos às preocupações e anseios de todos os jovens madeirenses e dos mais de 7000 jovens deslocados para a frequência dos seus estudos superiores.

 

JSD Madeira, a tua educação, uma prioridade.

publicado por JSDMADEIRA às 10:14

Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
23
24
25

26
27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.