13
Dez 08
Os recursos de aprendizagem online deram o primeiro passo na Madeira no ano passado por meio da Secretaria Regional de Educação e Cultura (SREC) e estão a ser disponibilizados pela Porto Editora desde 2006.
 
No Plano de Investimentos Regional para 2009 está contemplado um projecto-piloto no âmbito do estudo online (Apoio Escolar Online – AEO), baseado na técnica de e-learning e que será preparado ao longo do ano pela SREC.
 
Uma proposta da JSD/M e que, numa primeira fase, contemplará as disciplinas de Português e Matemática, sujeitas a aferição ou avaliação nacional, podendo vir a abranger outras disciplinas em anos subsequentes.
 
A JSD Madeira congratula-se pelo facto da SREC ter avançado com o projecto e, perspectivando o futuro, gostaria que nos próximos anos o projecto fosse mais alargado:
 - Disponibilizar a todos os anos de escolaridade;
 - Colocar online testes de auto-avaliação,
 - Certificação por parte dos professores a aprendizagem no âmbito das aulas e estudo online.
 
Ambicionamos que, no futuro, o ensino virtual atraia as novas gerações para este novo instrumento de aprendizagem, por via das novas tecnologias, que obviamente não substitui a escola nem a aprendizagem em contexto escolar, mas é sem dúvida um complemento positivo ao estudo e aprendizagem.
 
Acreditamos que as aulas virtuais com acompanhamento de professores e certificação, numa iniciativa da SREC pode trazer dividendos ao nível do aproveitamento e sucesso educativo.
publicado por JSDMADEIRA às 10:33

Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11

14
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.