30
Abr 10

     A JSD Madeira, no âmbito do Dia Nacional do Associativismo Jovem aproveitou para reunir com o Conselho Directivo da Escola Secundária Jaime Moniz, de modo a se inteirar sobre a realidade associativa neste estabelecimento, e que serviu para fazer ponto de situação e elevar o trabalho das Associações Estudantis, e de um modo geral, todas as associações juvenis e outras que direccionam a sua actividade em beneficio dos jovens da Madeira;

     O intuito deste encontro, em particular, serviu para uma melhor percepção da realidade da Escola Jaime Moniz, mas que o  repto da JSD/M é para todas as instituições escolares na RAM que ainda não tenham, em contexto escolar, as Associações de Estudantes. 

 

     A JSD Madeira continuará com um papel interlocutor e de ajuda, junto dos estudantes, para a  importância do associativismo, como forma de intervenção na sociedade e de canal privilegiado na participação cívica dos jovens. A JSD tem delineado um plano de informação e divulgação junto dos estudantes e das escolas da Região, de forma a reforçar o movimento estudantil, e fomentar a criação de associações de estudantes onde não existam.  

 

    Salienta-se ainda o número de Associações constituídas versus o número de Escolas Secundárias. Quase todas as escolas têm AE`s formalmente inscritas, estando o número de activas bastante aquém. No entanto a sua formação depende do simples acto de reunião AG e convocar eleições.

 

    Actualmente, no Universo de Escolas Secundárias onde estão constituídas Associações de Estudantes, a Juventude Social Democrata defende que deveria existir um maior pulsar por parte das Instituições Escolares junto dos Estudantes, motivando-os para o papel de uma Associação de Estudantes.

    As associações juvenis onde se incluem as AE`s têm revelado ser um importante factor de desenvolvimento pessoal mas também um imprescindível motor de desenvolvimento social. São, por um lado, escolas de cidadania, espaços de participação, de trabalho em equipa, de aprendizagem contínua

 

    De referir as inúmeras associações juvenis e o espírito de entrega, muitas vezes, em detrimento da sua vida pessoal. Salienta-se a existência de 78 Associações Juvenis, sendo 22 delas Associações de Estudantes.

 

    Ao darem protagonismo público aos jovens e potenciando a sua participação contribuem para garantir os direitos de cidadania, reforçando a componente democrática da sociedade e uma visão plena do exercício dos direitos e deveres dos cidadãos. Sobretudo por uma sociedade mais justa, coesa e mais solidária.

 

   JSD Madeira e Associações Juvenis - Juntos por Ideais!

publicado por JSDMADEIRA às 16:13

Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
20
22
23
24

25
26
27
28
29


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.