02
Fev 10

A JSD Madeira reuniu-se esta segunda-feira com o Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Dr. Francisco Jardim Ramos, com o intuito de efectuar um acompanhamento do programa de Governo das áreas sociais direccionado do para os jovens, uma vez que muitas das medidas contempladas no PG 2007-2011, foram acolhidas pela SRAS por parte da JSD Madeira, no que se refere às políticas de juventude na área da saúde e acção social.

 

Sempre procuramos na nossa actividade política manifestar preocupação com a saúde e bem-estar da população, particularmente dos mais jovens, sensibilizando para a adopção de estilos de vida saudável, com vista à melhorar da situação alimentar das crianças e jovens de modo a prevenir a obesidade infantil, prevenir distúrbios alimentares, bem como de probabilidade de doenças cardiovasculares que estão a afectar pessoas cada vez mais novas em consequência, muito dos seus hábitos alimentares.

 

Existindo actualmente na RAM os buffets saudáveis nas cantinas escolares (SREC), os manuais de educação alimentar (SRAS) é com agrado que destacamos uma proposta da JSD apresentada o ano passado, e acolhida pela SRAS e que irá avançar: criação nos Estabelecimentos de Restauração da RAM, as refeições “amigas da saúde”, neste momento a ser trabalhada pelo Instituto da Administração da Saúde e Assuntos Sociais IPRAM.

 

Esta proposta é uma oportunidade para os doentes e para todos os consumidores que queiram evitar as doenças cardiovasculares; através da garantia de refeições equilibradas, permitindo fazer uma alimentação mais saudável e permite diminuir os encargos com a saúde.

 

Uma outra proposta da JSD irá avançar, relativamente ao Tabaco, nomeadamente a descentralização da consulta de cessação tabágica nos vários centros de saúde concelhios, através do Médico de Família, tendo deixado o senhor Secretário Regional a garantia de que avançará para breve no Concelho de Câmara de Lobos. Bem como as consultas do Planeamento Familiar, do adolescente, uma medida da JSD Madeira e hoje com agrado temos assistido à sua descentralização na Madeira.

 

Foram ainda abordadas outras temáticas como prevenção no consumo de álcool, tabaco e outras drogas, permanente preocupação da JSD. O apoio aos jovens adolescentes, com a criação do «lar para jovens mães», o rastreio do cancro do cólon do útero e a sua vacinação. Aproveitando a ocasião para falar na importância de medidas eficazes para as crianças e jovens institucionalizados, na protecção das crianças e jovens da RAM através de um trabalho e acompanhamento das equipas de rua , uma outras das propostas da JSD e que a SRAS avançou, através das 3 equipas de rua, em Câmara de Lobos, São Martinho e Nogueira/Camacha.


A JSD Madeira continuará atenta à política social desenvolvida na Região e procurará sempre dar o seu contributo com ideias, projectos e medidas para o garante e promoção do bem-estar, particularmente de toda a juventude madeirense.

publicado por JSDMADEIRA às 11:51

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
24
25
26
27

28


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.