10
Nov 09


É lamentável a situação em que se encontram os alunos da Universidade da Madeira que viram o Mestrado em Ciências Empresariais ser cancelado, por não haver 'condições para abertura do mesmo', segundo justificação dada pelo director de curso.
 
Um acontecimento que poderia ser pacificamente aceite pelos estudantes caso muitos não tivessem já comprometido a sua situação financeira ao pedir um empréstimo que ronda os 5500 euros para pagar a propina do primeiro ano deste mestrado, pois lembre-se que este pagamento deve ser feito na totalidade aos serviços académicos da Universidade.
 
Poderemos até pensar que os estudantes não deviam ter pedido um empréstimo sem saber se o mestrado iria abrir ou não, mas o facto é que as instituições bancárias só autorizaram os referidos empréstimos mediante a apresentação do comprovativo de matrícula, passado pela Universidade.
 
E agora, há responsabilidades a atribuir?
Há soluções para estes alunos que não passem pelo seu endividamento e das suas famílias? Endividamento este, note-se, que nem será associado a um investimento na sua formação!
 
Estamos todos solidários com estes alunos, mas a verdade é que neste momento há que procurar soluções imediatas que 'remendem' de certa forma as consequências causadas por uma decisão que foi da Universidade e sem prejudicar os alunos.
 
Esperar até à próxima reunião do Conselho Geral no fim de Novembro para dar uma resposta? Provavelmente poderá demonstrar falta de interesse na resolução deste problema o mais rápido possível.
 
Neste âmbito,  a JSD Madeira tem estado sempre atenta a estas situações, tendo até apresentado à Reitoria da Universidade da Madeira propostas para novas formas de pagamento dos 2ºs ciclos (mestrados), principalmente naqueles que não são financiados pelo Estado, com prestações mais faseadas ao longo do ano. Tem sido também bandeira da JSD aplicar este faseamento no pagamento da propina desde os 1ºs ciclos, que deveriam incluir várias modalidades de pagamento em, por exemplo, 1, 3 ou 10 prestações.

 

publicado por JSDMADEIRA às 19:10

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
16
19
20
21

22
23
24
25
27

29
30


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.