16
Out 09
 
 
A JSD/Madeira e a Direcção dos Jovens Autarcas Social Democrata (JASD) realizaram uma conferência de imprensa, em que fizeram o balanço das eleições autárquicas que decorreram no passado domingo, dia 11 de Outubro de 2009.
 
O Secretário-Geral da JSD/Madeira, António Trindade, mostrou a sua satisfação pelos resultados obtidos pelo PSD/Madeira, que venceu todas as Câmaras da Região e a grande maioria das Juntas de Freguesia. O Povo Madeirense confiou ao partido liderado pelo Dr. Alberto João Jardim a gestão e a liderança do poder local na Região.
 
As vitórias do PSD nas últimas eleições, registaram para a JSD/Madeira e para a juventude um excelente marco. A JSD/Madeira viu serem eleitos 103 novos quadros que têm agora a responsabilidade de ser o garante e a voz da juventude na defesa das políticas de juventude no poder local madeirense.
 
Nesta acção de informação da JSD foi também feito um balanço ao Voto Antecipado dos estudantes madeirenses deslocados, verificando-se que este mecanismo do exercício do direito de voto é desajustado e muito burocrático. Foram formalizados apenas 143 votos antecipados, dos quais, apenas 96 votos efectuados num Universo de cerca de 7000 estudantes universitários deslocados da Região Autónoma da Madeira.
 
De entre os motivos para a deficitária adesão ao voto antecipado, verificou-se a ausência de informação junto das entidades intervenientes no processo, prazos muito apertados e, por coincidir com época de exames, a ausência de matricula de alguns alunos no ano lectivo 2009/2010.
 
O Voto Antecipado é uma modalidade ultrapassada que exige uma reflexão e rápida alteração da legislação em vigor. Por isso, a JSD/Madeira compromete-se a curto prazo introduzir uma proposta de alteração à legislação do Voto Antecipado com base em dois objectivos principais: a simplificação dos processos e o alargamento do voto antecipado a todos os actos eleitorais.
 
Por via da eleição da Deputada Vânia Jesus, líder da JSD/Madeira, para a Assembleia da República, a JSD irá exigir junto do Parlamento Nacional, a reintrodução do diploma do voto electrónico, que, no nosso entender, é o caminho certo para a democratização e alargamento do exercício do direito de voto pelos estudantes madeirenses deslocados.
 
Rui Gouveia, Director dos Jovens Autarcas Social Democrata (JASD) aproveitou para informar sobre o número de jovens eleitos da JSD na Região no qual foram eleitos 103 jovens, dos quais, 13 deputados municipais, 2 Vereadores, 88 membros das Assembleias de Freguesia, dos quais 2 Presidentes de Junta de Freguesia no Santo da Serra e Prazeres.
 
O Director da JASD realçou a vontade dos eleitos em honrar os seus compromissos, nomeadamente através da concretização das ideias que contam nos manifestos autárquicos apresentados nos 11 concelhos à população.
 
De forma a valorizar e atribuir melhores competências aos jovens eleitos, a JASD está, neste momento, já a trabalhar um plano de formação que irá versar sobre as mais diversas áreas no exercício das funções autárquicas.
publicado por JSDMADEIRA às 16:47

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
17

18
19
20
21
22
24

25
26
27
28
30


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.