17
Jul 09

 

Para marcar mais um período de candidaturas ao Ensino Superior, a JSD Madeira, em conferência de imprensa, deu nota de algumas situações relacionadas com as candidaturas, vagas e cursos, assim como, apresentou novas propostas para a Universidade da Madeira.

Paula Andrade, da Comissão Política Regional, começou por alertar para as condições com que os estudantes da Região fazem candidaturas ao ensino superior sem os meios matérias mínimos necessários, como por exemplo o guia de candidatura. No entender da JSD/M estes guias deveriam estar disponíveis, pelo menos no dia em que saem as notas da 1ª Fase dos Exames Nacionais.

Outra situação está relacionada com o aumento do número de vagas para o Ensino Superior Público. Para o nosso Primeiro-Ministro este é um ‘ indicador de sucesso de investimento no Ensino Superior’. Pois bem, para a JSD/M o melhor indicador de sucesso não é o número de alunos que entram, mas sim como terminam a sua formação e quais perspectivas de futuro, assim como, a sua integração no mercado de trabalho.

É preciso não esquecer a relação entre emprego e formação e combater o desemprego qualificado. A JSD Madeira repugna a clara falta de estratégia do Ministério sobre o Acesso ao Ensino Superior, o que mais uma vez consideramos que muitos estudantes e famílias estão a ser prejudicados e enganados fruto da ausência de estratégia concertada entre emprego e formação superior.

Em relação à Universidade da Madeira, Gustavo Coelho, Presidente da Mesa dos Estudantes Social-Democratas, focou a satisfação da estrutura relativa ao anunciar de algumas das medidas pela actual Reitoria, muitas delas na sequência de propostas apresentadas pela JSD Madeira, e que com agrado hoje serão uma realidade para os estudantes madeirenses, nomeadamente: 
- a mudança dos Serviços Académicos para as instalações da Penteada;
- a aposta no ensino politécnico;
- a criação do Gabinete do Aluno.

No entanto, voltou a sugerir e apresentar novas propostas para a melhoria da qualidade do Ensino na nossa Região, nomeadamente a criação de um gabinete de Garantia da Qualidade do Ensino na UMa e a Alteração ao Regulamento Interno de Avaliação da Aprendizagem.

Ver comunicado.

A JSD Madeira a pensar em ti!
publicado por JSDMADEIRA às 14:57

Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
29
30
31


pesquisar neste blog
 
Nota:
A JSD Madeira disponibiliza a funcionalidade de comentário no blog www.juntosporideais.com um espaço livre e aberto à participação de todos os visitantes, para que possam dar contributos, opinião e informação sobre as temáticas colocadas à reflexão.

A JSD Madeira edita os comentários recebidos, respeitando o seu conteúdo, seleccionando-os segundo os critérios - actualidade e interesse. Contudo reserva-se no direito de publicar ou não os comentários que incluam opiniões ofensivas da dignidade e integridade moral de terceiros ou que incluam linguagem obscena.